Novo tomógrafo computadorizado do Hospital Casa de Saúde poderá realizar cerca de 600 exames por mês

Novo tomógrafo computadorizado do Hospital Casa de Saúde poderá realizar cerca de 600 exames por mês

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O tomógrafo computadorizado do Hospital Casa de Saúde começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (03). O antigo aparelho havia quebrado há quatro anos e, desde então, a instituição estava sem equipamento. O novo tomógrafo foi adquirido por meio de um convênio assinado em novembro do ano passado entre o Casa de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) no valor de R$ 1,3 milhão, recurso que faz parte do programa Avançar na Saúde, do governo gaúcho. Com o aparelho, o hospital poderá realizar cerca de 600 exames por mês para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Maria e região.

Conforme a presidente da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), irmã Liliane Alves Pereira, o importante, a partir de agora, é que os pacientes não precisarão ser transferidos para outros hospitais da cidade quando precisarem desse tipo de exame:

– Também vamos poder entrar dentro da fila de regulação do Estado para acolher pacientes de outros lugares que precisam. E é bom lembrar que estamos falando de 33 municípios da Região Central. Por isso, a melhor resposta que um sistema de saúde pode dar para quem procura é ser resolutivo, e o tomógrafo vem para somar a eficiência que a Casa de Saúde já vem construindo.

Primeiros exames

​Na manhã de segunda-feira (03), foram realizados oito exames. A técnica em radiologia Joselaine Gonçalves da Silva, 44 anos, trabalha há 13 anos no Hospital e comenta que, com o antigo tomógrafo, havia bastante dificuldade nas operações, por ser mais ultrapassado que o atual. No novo aparelho é possível fazer 32 cortes, ou seja, esse número representa as seções transversais das duas dimensões capturadas em uma única rotação do equipamento. Quando as imagens são juntadas, essas seções permitem criar uma construção tridimensional da região anatômica que será estudada.

– O aparelho nos possibilita imagens bem mais avançadas, também em 3D (tridimensionais), além da questão do tempo de aquisição ser bem menor. No caso, a pessoa pode ir embora e conseguimos reconstruir as imagens necessárias, sem emitir radiação no paciente, em um período mais rápido.

A aposentada Joneide Angonese Mullazzani, 53 anos, estava na fila para realizar a tomografia no braço esquerdo, que solicitou há 15 dias. Segundo a aposentada, a aquisição do tomógrafo vai suprir uma demanda grande, porque os pacientes estavam sendo deslocados para outras instituições e, em uma delas, o equipamento estava apresentando problemas, dificultando o andamento dos exames.

Sistema Único de Saúde (SUS)

O Hospital Casa de Saúde atende somente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e estava sem tomógrafo há quatro anos, desde que o antigo estragou. Com o novo equipamento, a instituição poderá realizar cerca de 600 exames por mês para atender pacientes SUS de Santa Maria e região. Além disso, a instituição realiza uma média mensal de 3 mil exames (raio-x, mamografia e ultrassonografia), além de 3,2 mil atendimentos no ambulatório, cerca de 500 internações, 200 atendimentos na maternidade (entre avaliações e internações), bem como cerca de 180 cirurgias.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sobe o número de casos de dengue em Santa Maria; prefeitura obtém liminar que determina limpeza de piscinas

Próximo

Lares filantrópicos e privados para idosos devem demitir enfermeiros e técnicos em enfermagem em Santa Maria

Saúde